Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

um autor, muitos leitores

No dia 18 de agosto, alunos e professores participaram de uma “conversa eletrônica” com o autor Tiago de Melo Andrade. A proposta faz parte das ações formativas do programa Magia de Ler em desenvolvimento na rede.
Mediada pela coordenadora Karina Rizek, a conversa foi descontraída e repleta de conteúdos interessantes: os alunos prepararam diversas perguntas, que iam desde curiosidades sobre a vida do autor e sobre o seu fazer de escritor até questões sobre a obra que haviam lido - “Gabi e o Tesouro do Oriente”. Os alunos queriam saber, por exemplo, se Tiago morava mesmo em uma casa azul e se conhecia todos os lugares pelos quais a personagem Gabi passava em sua aventura – resposta que Tiago tinha pronta: a literatura pode ser um caminho para conhecer mundos reais, possíveis e imaginários. Na seqüência, os professores também puderam fazer suas perguntas para o autor e para a Maria Esther Soub, capacitadora do Magia de Ler, que respondeu questões relacionadas ao desenvolvimento dos projetos didáticos propostos pelo programa.

"Tenho trinta anos. Moro em Uberaba, Minas Gerais, numa casa azul, com meus pais, minha irmã, duas gatas, um cachorro, cinco saracuras, uma onça escondida no quintal e o fantasma do meu tataravô. Aos 5 anos de idade, tentei fugir com o circo, mas a polícia impediu, felizmente. Aos 10, enquanto estava rezando, quebrei o braço esquerdo. Aos 19, já com pernas muito compridas, salvei um homem que caiu na enxurrada. Aos 22, publiquei meu primeiro livro... Estudei história por um tempo, mas acabei me formando em direito. Escrevo livros infantis e juvenis desde 2001, quando recebi o Prêmio Jabuti na categoria Autor Revelação. Durante estes anos, publiquei vários livros e tive a felicidade de conhecer ótimas pessoas engajadas na formação de um país leitor. Foi muito bom entrar para essa turma que, teimosamente, não desiste das letras e acredita num futuro de muitas histórias para o nosso Brasil. O que eu gosto mesmo é de contar uma boa história, de preferência engraçada, para trazer a leveza do riso para essa vida pesada de manchetes tristes. O bom humor é fundamental para superar as dificuldades ou mesmo para conviver com elas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário