Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

e aqui é o rei george!

Foi essa a resposta que a querida e espirituosa escritora, tradutora, precursora da TV e do teatro para crianças no Brasil, Tatiana Belinky, deu a Monteiro Lobato, quando este lhe telefonou, se apresentando e querendo conhecê-la...
E essa é apenas uma mostra da deliciosa conversa que tivemos com ela, recentemente, em uma transmissão ao vivo para 20 escolas de Niterói – uma das ações à distância promovidas pelo PROJETO MAGIA DE LER.
Nessa transmissão, ou CHAT, como denominamos, crianças e professores enviavam, por MSN, suas perguntas previamente preparadas para que a autora as respondesse em vídeo, acessado pelas escolas por um link da Editora Melhoramentos.
A importância de uma interlocução como essa reside na possibilidade de crianças e professores poderem se aproximar mais do trabalho de um escritor e da sua relação com os livros e a leitura, de modo a tomarem para si esses modelos letrados. Assim, se queremos crianças e professores que sejam leitores e escritores proficientes, nada mais interessante que uma interlocução dessa natureza.
Dentre as variadas questões tratadas pela autora, destacaram-se aquelas relacionadas à importância do humor na literatura para crianças e à importância de que as crianças ouçam muitas histórias lidas (e não contadas, ainda que essa forma também tenha o seu valor) e possam manipular e ler livros por si próprias – exatamente como o PROJETO MAGIA DE LER tem proposto.
As fotos abaixo, da Escola Municipal Maralegre, dão mostra desse evento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário